O que é o veganismo

O Veganismo é um movimento que tem o objetivo de eliminar ou reduzir ao máximo todas as formas de exploração e crueldade com os animais.

Além de não consumirem carne, ovos e laticínios, os veganos também não consomem nenhum produto de origem animal. Como por exemplo: cosméticos testados em animais ou roupas feitas com couro de animais.

Ou seja, os veganos praticam o Veganismo muito além da dieta, e mudam seu estilo de vida em todos os aspectos que possam ajudar a libertar os animais de qualquer tipo de crueldade e exploração.

O crescimento do veganismo no Brasil

Apesar de não existirem dados precisos sobre o número de veganos no Brasil, estima-se que sejam de mais de 7 milhões de pessoas, com base em uma comparação com os outros países. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela BHB Foods e Suplementos em parceria com a Decode, o interesse dos brasileiros pelo veganismo cresceu 941% nos últimos 8 anos.

Além do crescimento da demanda por pratos e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes, a procura por produtos de origem animal em supermercados, lojas de cosmético e vestuário também aumentou consideravelmente.

Consequentemente, o mercado vegano no Brasil também tem se desenvolvido para acompanhar essa demanda. Cada vez mais marcas e empresários estão investindo em produtos de origem vegana para atender a esse público e aumentar a variedade do mercado vegano no Brasil. 

Por que as pessoas estão decidindo se tornar veganas?

Entre os vários motivos pelos quais muitas pessoas estão se tornando veganas, os principais estão relacionados a:

Busca por mais qualidade de vida e saúde:

Pesquisas apontaram que o consumo de carne está relacionado à causa de várias doenças muito comuns, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Além disso, a dieta vegana ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a regular o peso, além de ser uma aliada para aumentar a longevidade.

Proteção aos animais e responsabilidade ética ambiental:

Promover e praticar o consumo consciente e saudável dos alimentos e produtos é um dos principais objetivos dos veganos.

Por isso, muitas pessoas tem se tornado veganas como forma de se posicionar contra os maus tratos e exploração dos animais, tanto para consumo quanto trabalho forçado, assim como conscientizar sobre o impacto das práticas carnívoras no meio ambiente e na cultura da sociedade.

Popularização do Veganismo:

Uma vez que a popularidade do veganismo tem aumentado constantemente, o mercado também está ficando mais variado e esse movimento está ganhando mais divulgação.

Por isso, muitas pessoas que às vezes não tinham conhecimento sobre o veganismo ou não aderiram à prática por falta de opção de alimentos e produtos no mercado, estão reavaliando essa possibilidade.