A dor de cabeça, também conhecida como cefaléia, é um problema muito comum no nosso dia a dia. São vários tipos, várias possíveis causas e tratamentos variados para esse mal estar.
Nesse artigo você vai descobrir os principais tipos de dor de cabeça, assim como as causas e a diferença entre ela e a enxaqueca.
Principais tipos:
> Enxaqueca
> Cefaléia tensional
> Dor de cabeça associada à sinusite
> Cefaléia em salvas
Principais causas:
Esse sintoma pode ser causado por diversos motivos, a dor pode ser um sinal de algum problema menos grave, ou também pode indicar algum problema mais sério do organismo.
Algumas das principais causas são:
> Estresse;
> Desidratação;
> Anemia;
> Gripe;
> Sinusite;
> Hemorragias cerebrais;
> Doenças crônicas;
Entre outras.
Qual a diferença entre dor de cabeça e enxaqueca?
Dor de cabeça
É um sintoma que geralmente está relacionado à tensão, estresse ou doenças como gripe, sinusite e resfriado.
Ela tem intensidade leve ou moderada e atinge toda a região da cabeça igualmente, provocando uma sensação de pressão.
Para tratar essa dor, seja ela comum, ou tensional, na maioria das vezes um analgésico e um pouco de repouso já é suficiente.
Enxaqueca
Já a enxaqueca está relacionada a um problema no sistema nervoso, e é mais comum em pessoas com predisposição genética.
Nesse caso a dor é mais intensa, geralmente em apenas um lado da cabeça e vem acompanhada de outros sintomas, como por exemplo: sensibilidade excessiva à luz, sons e cheiros, enjoo e vertigem.
Outra diferença inportante é que existem alguns gatilhos que provocam a enxaqueca, como por exemplo: cansaço, estresse, jejum e privação de sono. O tratamento da enxaqueca consiste em repouso em um local escuro e silencioso, e analgésicos específicos receitados por um médico.
É importante lembrar que caso você sinta dor de cabeça frequentemente, é necessário consultar um médico para investigar e diagnosticar a causa, para indicar o melhor tratamento.