Você provavelmente já conheceu alguém com Diabetes.
Mas você sabe o que causa esse problema, quais os sintomas, tipos de diabetes e tratamentos?

Leia esse artigo e saiba mais sobre essa doença que afeta mais 420 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Federação Internacional do Diabetes.

O que é Diabetes?

É uma doença metabólica causada pela falta de insulina no corpo, o que aumenta a glicose no sangue.

Ela acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir a quantidade necessária de insulina para metabolizar o açúcar que ingerimos, ou quando há a resistência à insulina. Nesse segundo caso, o hormônio é produzido corretamente mas não age da maneira adequada no organismo.

Tipos de Diabete

Essa doença pode se manifestar de diversas maneiras, e com intensidades diferentes. Por isso, ela é caracterizada em tipos.

Pré diabetes: é quando a pessoa tem uma tendência genética a desenvolver a doença, por isso é mais vulnerável a desenvolver diabetes tipo 2.

Tipo 1: nesse caso sistema imunológico apresenta um problema que impede o pâncreas de produzir insulina. Isso faz com que nosso próprio organismo destrua as células que produzem o hormônio.

Tipo 2: o caso mais comum entre os pacientes, quando acontece a baixa produção de insulina, juntamente com a resistência do organismo ao hormônio.

Diabetes gestacional: apesar de a causa desse tipo da doença não ser conhecida, é muito comum que as gestantes apresentem um aumento da resistência à insulina durante a gestação, o que eleva a glicose do sangue.

Principais sintomas:

Entre os sintomas mais comuns do Diabetes, estão: 

– Fome e sede excessivas

– Fadiga e fraqueza

– Demora na cicatrização de pequenas feridas

– Infecções frequentes

– Aumento da frequência urinária

– Visão turva ou embaçada

Tratamento

O tratamento está diretamente relacionado ao tipo de Diabetes que o paciente apresenta. Pacientes com TIpo 1, por exemplo, podem precisar de injeções diárias de insulina. Por outro lado, no caso de Diabetes Tipo 2, alguns medicamentos podem ser suficientes para controlar a glicose do organismo.

Para saber qual o melhor tratamento é indispensável consultar um médico, pois ele fará o diagnóstico e indicará a melhor opção para controlar a doença. Dessa forma, o paciente pode ter mais qualidade de vida.