O Brasil registrou um aumento significativo do consumo de cigarro durante a pandemia.

Confira neste artigo o que provocou esse aumento e entenda como o consumo de cigarros pode agravar os riscos da Covid19 em fumantes.

O aumento do consumo de cigarro durante a pandemia

A Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, realizou um estudo com mais de 44.000 brasileiros sobre o consumo de cigarro durante a pandemia.

Os resultados mostraram que 34% dos entrevistados fumantes afirmaram ter aumentado o consumo de cigarros em até 22% durante a pandemia.

Diante disso, os participantes mencionaram alguns fatores responsáveis por esse aumento, como por exemplo a ansiedade, o stress e as incertezas causadas pela pandemia. 

Os riscos da Covid19 para fumantes

Alguns fatores relacionados ao tabagismo aumentam o risco de fumantes se contaminarem com o vírus. Por exemplo, levar as mãos ao rosto e à boca enquanto fuma e a queda da imunidade do organismo.

Além disso, os fumantes são mais propensos a desenvolver problemas cardíacos e respiratórios. Ou seja, o organismo fica mais vulnerável aos sintomas da Covid19.

Isso porque o cigarro provoca uma inflamação nos pulmões, o que favorece a entrada do vírus no pulmão e também contribui para o desenvolvimento da doença.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgou um boletim em Maio de 2020, sobre os óbitos registrados em decorrência do Coronavírus.
Os dados mostraram que 66% dos pacientes apresentavam histórico de doenças pulmonares ou problemas cardíacos.

Sintomas da Covid19 em fumantes
Os efeitos psicológicos do cigarro na Pandemia

O aumento do consumo de cigarro durante a pandemia está muito relacionado à ansiedade provocada pelo isolamento.

O cigarro é muitas vezes visto como uma válvula de escape, como uma forma de aliviar a tensão e o estresse diante do abalo psicológico que a pandemia acarretou.
Diante disso, os psicólogos recomendam a atividade física como alternativa mais saudável para aliviar a tensão, acalmar o corpo e a mente.

Além disso, investir tempo em projetos pessoais e hobbies também é uma ótima opção para desviar a atenção dos problemas nos momentos de ansiedade.