Com a mudança de temperatura e a baixa umidade do ar, surgem algumas doenças comuns na primavera.
Confira nesse artigo quais são essas doenças e como se prevenir.
Doenças comuns na Primavera
As alergias e doenças relacionadas à boca, nariz e olhos são as mais comuns nessa época do ano. Isso acontece porque as flores liberam muitas substâncias alergênicas no ar que provocam irritação e alergias no sistema respiratório.
Algumas das doenças mais comuns nessa estação do ano são:
Rinite alérgica: Muito comum, principalmente em crianças, a rinite alérgica provoca sintomas parecidos com os sintomas de resfriado, como por exemplo: coriza, coceira no nariz e olhos. Alguns fatores como pólen, pêlos de animais e ácaros podem intensificar essa doença na primavera.
Asma: Consiste na inflamação dos brônquios, e na primavera se intensifica devido à quantidade de alérgenos no ambiente, como por exemplo pólen, poeira, fumaça, ácaros.
Conjuntivite alérgica: A conjuntivite alérgica é uma inflamação na membrana do olho, que pode ser causada por ácaros, poeira, pólen e pêlos de animais, por exemplo. Por isso, ela é mais comum na primavera, apesar de não ser transmissível.
Como se prevenir
Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar e aliviar as crises alérgicas, diminuindo o incômodo com as doenças comuns na primavera.
Confira algumas dicas importantes para não sofrer com doenças alérgicas nessa época linda do ano:
– Use o umidificador: ele vai ajudar a aumentar a umidade do ar e ajudar a respirar melhor. Mas o recomendado é utilizar no máximo 4 horas por dia, para não umidificar demais o ambiente e favorecer o acúmulo de mofo e ácaros.
– Lave bem as mãos: isso evita que você transfira microorganismos para os olhos, nariz e boca, e também evita que você se contamine com doenças virais que são altamente transmissíveis.
– Deixe os ambientes ventilados: deixar o ar circular no ambiente evita o acúmulo de ácaros, mofo e outros agentes alérgenos. Dessa forma, é possível evitar doenças respiratórias e alergias.
– Tome bastante água: se hidratar ajuda a evitar o ressecamento das vias respiratórias, como as mucosas nasais, por exemplo. Consequentemente, também diminui o incômodo com o tempo seco e a baixa umidade do ar.
Gostou desse artigo?
Continue acompanhando o Blog da PharmaScience para mais conteúdos como esse!