Mesmo antes do aumento dos casos de coronavírus em Minas Gerais, a PharmaScience, indústria farmacêutica, 100% mineira e há 31 anos no mercado, tomou medidas de segurança contra Covid19. Dessa forma, garantindo que seus colaboradores pudessem desenvolver suas atividades de uma maneira mais tranquila e segura.
As novas práticas, adotadas desde março, envolvem reforço e treinamento da equipe de limpeza, assim como a higienização com álcool gel 70% de todas as áreas. Tambem foi intensificada a atenção à limpeza de lugares como corrimões, maçanetas, mesas e cadeiras. Além disso, foi colocado um tapete sanitizante na entrada da empresa.
Os colaboradores de todos o setores utilizam uniformes que são higienizados diariamente, além do uso reforçado de paramentação, incluindo toucas, propés, máscaras de tecido neoprene, assim como protetores faciais conhecidos, como faceshield, por exemplo.
A empresa passou também a realizar a medição de temperatura na entrada, já que um dos sintomas mais comuns do COVID-19 é a febre. Os colaboradores ainda passam por uma triagem e todos os casos suspeitos são encaminhados para atendimento médico. ‘’A adoção destes procedimentos traz maior segurança para nossos colaboradores e tranquilidade para exercermos nossas funções com o devido foco’’, garante Daniele Silva, gerente de RH da empresa.
Álcool Gel
Desde março deste ano, a Pharmascience começou a fabricar o álcool gel Pharmasept. Consequentemente, também aumentou o número de dispensadores de álcool 70% nas paredes de todas as áreas e postos de trabalho. Os colaboradores, que recebem o álcool gel para uso pessoal, passam por constante treinamento e orientações sobre os cuidados necessários para proteção de nossa equipe.
Circulação
Uma das maiores preocupações da empresa é evitar que o fluxo de colaboradores causem aglomerações. Por esta razão, foram criados diferentes turnos de entrada e saída, bem como redução e revezamento do tempo de almoço, acarretando em redução da jornada diária. Além disso, também é reforçada a importância do respeito ao distanciamento necessário a todos os colaboradores. Segundo Daniele, foi necessário reduzir o número de pessoas em ambientes críticos, fechar temporariamente a sala de descanso e readequar horários e funções.
Ambientes
A empresa também se preocupou com medidas de segurança contra Covid19 dentro dos ambientes internos. Por isso, os ambientes foram demarcados para que se mantenha o distanciamento mínimo entre as pessoas. As reuniões estão sendo feitas remotamente e visitas estão sendo avaliadas pontualmente. Deslocamentos e viagens estão sendo adiados e só serão realizadas mediante extrema necessidade.
E um dos maiores orgulhos da indústria farmacêutica foi manter o número de colaboradores desde o início da pandemia. Não houve até o momento nenhuma redução do quadro de funcionários.