As cólicas em bebês são comuns, mas quando acontecem os pais ficam muito preocupados, e muitas vezes não sabem o que fazer para aliviar a dor e acalmar o bebê.
Nesse artigo vamos te explicar porque alguns recém-nascidos têm cólica e outros não, e te dar dicas de como aliviar esse incômodo e cuidar do bebê quando isso acontecer.
Por que o recém-nascido tem cólica?
Ainda existem dúvidas sobre o que causa a cólica nos bebês, mas elas geralmente são associadas ao desenvolvimento do sistema digestivo e nervoso do recém-nascido, que controla as contrações do intestino.
Como ainda está em processo de formação, o intestino faz movimentos incontrolados que podem acabar provocando a cólica.
Por que alguns bebês têm cólicas e outros não?
Os fatores que provocam a cólica podem variar de acordo com os fatores genéticos e biológicos do recém-nascido. Mas, aspectos como o ambiente e a atitude dos pais podem influenciar também.
Muitos pediatras concordam que o corpo do bebê pode reagir a estímulos como estresse, tensão e ansiedade por parte dos pais, através da cólica.
Excesso de agitação, barulho e instabilidade no sono também podem desencadear ou potencializar as cólicas em recém-nascidos.
Como aliviar e tratar a cólica em recém-nascidos?
- Fazer massagens circulares na barriga do bebê;
- Aquecer a área com uma bolsa térmica ou pano morno, sempre protegendo a pele do bebê com um pano;
- Estender as pernas do bebê e flexioná-las, simulando um movimento de “bicicleta”;
- Abraçar o bebê, pois o contato tem efeito relaxante e acalma o bebê.
Existem também medicamentos eficazes contra as cólicas em bebês, como por exemplo o Funchicorp®, que auxilia no tratamento de desconfortos intestinais. Porém, antes de utilizar qualquer medicamento para o recém-nascido é imprescindível a recomendação médica.
Gostou desse artigo? Quer ler mais conteúdos como esse? Continue acompanhando a PharmaScience nas redes sociais!