?>

A vacinação para Covid 19 já começou em todos os estados do país!

Confira neste artigo as últimas novidades e saiba quais serão as etapas da vacinação.

Plano Nacional de vacinação para Covid 19

O plano nacional de vacinação foi proposto para dar prioridade às pessoas do grupo de risco, que são mais vulneráveis à Covid 19.

Confira abaixo as etapas desse plano e descubra em qual dos grupos de vacinação você se encaixa:

Grupo prioritário:

1ª fase: Trabalhadores da área da saúde, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

2ª fase: Idosos de 60 a 74 anos que não vivem em instituições de longa permanência.

3ª fase: Pessoas comorbidades e doenças que sejam fator de risco para a Covid 19, como por exemplo: diabetes, câncer, doenças crônicas e doenças auto imunes.

4ª fase: Portadores de deficiência, professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e moradores de rua.

Grupo não prioritário: 

Todas as outras pessoas que não se encaixam em nenhuma das fases acima, fazem parte do grupo não prioritário de vacinação. Esse grupo inclui menores de 60 anos, sem condições de vulnerabilidade, comorbidade ou profissões essenciais e de risco.

É importante ressaltar que a lista de prioridades, assim como o calendário de vacinação, poderá ser diferente entre os estados e municípios. A vacinação para Covid 19 vai acontecer em cada cidade, de acordo com a disponibilidade das vacinas e a urgência de cada região.

vacinação para covid 19
Mais de 4 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil

De acordo com o Our World in Data, até o dia 10/02/2021, foram aplicadas mais de 4,3 milhões de doses da vacina para Covid 19 no Brasil.

Isso quer dizer que 2,04% da população já recebeu a primeira dose da vacina.

Com relação à segunda dose, segundo os dados divulgados pelos veículos de imprensa foram vacinadas mais de 80.500 pessoas até esta última quarta-feira (10).