O que é o câncer de pele?

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e irregular das células da pele, o que pode desenvolver diversos tipos da doença. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano.

Quais os tipos?

São três os tipos de câncer de pele mais comuns:

Carcinoma basocelular:

É o mais comum, ocorre em cerca de 70% dos casos. Ele acontece nas células basais e, felizmente, tem baixa letalidade e altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Esse tipo de câncer é mais comum em regiões que ficam expostas ao sol frequentemente, como o rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.

Carcinoma espinocelular:

É o segundo tipo mais comum, constituindo cerca de 20% dos casos. Ele surge nas células epiteliais ou escamosas, que compõem as camadas superiores da pele. Esse tipo de câncer de pele apresenta sinais como enrugamento da pele, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade na região afetada. Ele precisa ser tratado com rapidez o com a maior antecedência possível, pois evolui de forma mais agressiva e pode atingir outros órgãos.

Melanoma:

É o tipo mais agressivo e com o maior índice de letalidade, mas, felizmente, é o tipo menos comum. Trata-se de um tumor maligno que se desenvolve nas células que produzem a melanina, e pode atingir qualquer órgão, inclusive o cérebro e o coração. O melanoma costuma surgir na pele, nos olhos, orelhas, mucosas e genitais.

Como é feito o Diagnóstico?

Para ajudar os pacientes a identificarem os sinais e os sintomas com antecedência, os dermatologistas indicam uma metodologia chamada “Regra do ABCDE”, na qual cada letra representa uma característica de um possível câncer de pele em estágio inicial.

A – Assimetria: imagine uma divisão no meio da pinta, se os dois lados forem assimétricos é importante investigar.

B – Bordas irregulares: uma borda não uniforme, com irregularidades no formato pode ser um sintoma

C – Cor: a cor de toda a pinta deve ser homogênea, caso existam várias cores na mancha, é necessário investigar

D – Diâmetro: caso a pinta esteja aumentando de tamanho, também é um sinal de alerta

E – Evolução: qualquer alteração na cor, crescimento ou formato da pinta também é um sinal de que é necessário consultar um dermatologista.

Se previna!

A principal causa de Câncer de Pele está relacionada à exposição excessiva ao sol sem proteção, e a fatores genéticos que podem favorecer o desenvolvimento da doença.

Por isso, uma forma de se prevenir é sempre utilizar protetor solar e evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes.

Além disso, é importante consultar um dermatologista regularmente, principalmente se você tem muitas pintas e manchas pelo corpo, ou se já houveram casos de Câncer de Pele na sua família.