No dia 5 de Setembro é comemorado o Dia do Oficial de Farmácia.

Confira nesse artigo quais as funções de um oficial de farmácia e qual a origem desta profissão.

O surgimento da profissão

Na época das boticas, a medicina e a farmácia eram consideradas uma profissão só, ou seja, não havia distinção entre boticários e médicos. 
Somente após uma reformulação no curso de ensino médico, em 1832, foi criado o curso farmacêutico, vinculado às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia.

Depois, em 1857, as boticas passaram a ser chamadas de Farmácias, após o decreto 2055.

Por fim, foi no século XVIII que houve a separação da Medicina e da Farmácia, possibilitando então a separação das profissões dos médicas e farmacêuticas.

O que faz um oficial de farmácia?

O oficial de farmácia pode atuar como responsável técnico em drogarias e também como auxiliar do farmacêutico em farmácias.

Para entender melhor a diferença entre essas funções, é preciso diferenciar as farmácias de drogarias.
As farmácias são autorizadas a manipular e formular medicamentos, já as drogarias apenas comercializam esses medicamentos, já embalados e fechados sem que haja manipulação.

Isso significa que, no caso das Farmácias, o responsável técnico seria o Farmacêutico, que atua na produção dos medicamentos. Dessa forma, os oficiais de farmácia atuam como auxiliares, mas não atuam diretamente na manipulação dos remédios.

Já no caso das Drogarias, nas quais não há manipulação ou produção dos medicamentos, os oficiais de farmácia podem atuar como responsáveis técnicos, inclusive no atendimento aos clientes.

Oficial de Farmácia
Como se tornar um Oficial de Farmácia?

Para ser oficial de farmácia é necessário ter formação especializada nesta área. Existem escolas aprovadas e certificadas por órgãos federais que oferecem cursos para a formação deste profissional. 

Dessa forma, após a certificação, basta se inscrever no Conselho Regional de Farmácia, que vai autorizar o Oficial de Farmácia a exercer a profissão e o cadastrar na região desejada.