Você provavelmente tem a marca da Vacina BCG no seu braço direito, não é mesmo? Desde 1976, no Brasil, essa vacina passou a ser obrigatória para crianças até 4 anos.

Mas você sabe como a Vacina BCG foi criada e para que ela serve? Descubra nesse post como ela foi descoberta e a qual é a sua importância.

A descoberta da BCG

A Vacina BCG (Bacilo Calmet.te-Guérin) foi desenvolvida na França, por Jean-Marie Camille Guérin (veterinário e microbiólogo) e León Charles Albert Calmette (médico e bacteriologista).

A vacina começou a ser desenvolvida em 1906, e em 1921 foi ministrada em pacientes pela primeira vez em um hospital da França. Depois, em 1927, ela começou a ser utilizada no Brasil.

A BCG foi obtida através de uma amostra da bactéria Mycobacterium bovis, responsável pela transmissão da Tuberculose entre bovinos, que é uma outra espécie da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da doença em seres humanos.

Dessa forma, foi descoberta a cura para a Tuberculose, uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões.

A BCG apresentou um êxito de aproximadamente 78% contra a Tuberculose, e também contra as formas disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Por isso, anualmente é comemorado no Brasil o dia 1º de Julho como o Dia da Vacina BCG, fazendo referência à data na qual essa importante descoberta foi realizada.

Jean-Marie Camille Guérin e León Charles Albert Calmette
A aplicação da Vacina BCG

Quando começou a ser usada no Brasil, a Vacina BCG era aplicada oralmente, mas a partir de 1968 passou a ser administrada via intradérmica. Depois, em 1976 o Ministério da Saúde tornou obrigatória a aplicação da vacina em crianças, de preferência recém-nascidos, até 4 anos de idade.

Inicialmente, eram necessárias duas doses da vacina para potencializar sua eficácia. Mas, atualmente a OMG (Organização Mundial de Saúde) recomenda uma dose apenas, uma vez que, não foi comprovado cientificamente o aumento da proteção contra Tuberculose  após a aplicação da segunda dose.

A vacina é totalmente segura, e aplicada no braço direito da criança. A cicatriz que a BCG deixa se deve à reação provocada no local, aproximadamente duas semanas após a injeção. A lesão é totalmente normal, semelhante a uma espinha inflamada, e os pais não precisam se preocupar. No entanto, caso a região apresente incômodo ou apareçam ínguas nas axilas, é necessário procurar um médico. 

Além disso, é importante ressaltar que a Vacina BCG apresenta algumas contra indicações, como por exemplo, para crianças com peso inferior a 2kg, crianças com deficiências imunológicas, desnutridas, com erupções cutâneas generalizadas ou que estejam realizando tratamento com corticoides.

O tratamento da Tuberculose atualmente

Mesmo que a Vacina BCG seja muito eficaz na erradicação da Tuberculose, desde sua criação até os dias atuais, a doença ainda é uma preocupação. Segundo o Ministério da Saúde, a doença está entre as 10 principais causas de morte no mundo. Apenas no Brasil, em 2019, foram registrados mais de 73.800 novos casos. Apesar da queda de 8% no número de óbitos na última década, o Ministério da Saúde ainda registra uma média de 200 novos casos de Tuberculose por dia no Brasil.

Gáfico Ministério da Saúde

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2020 , houve uma queda de casos da doença em 2019, em comparação com 2018. Porém, o número de casos no Brasil cresceu nos últimos 5 anos, apresentando um aumento de 6% entre 2015 e 2019.

A principal dificuldade no combate à Tuberculose é o abandono do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 10 pacientes para de usar a medicação antes de finalizar o tratamento . Por isso, o órgão de saúde tem realizado campanhas para alertar a população sobre os riscos da doença, e também a importância de finalizar todo o processo de medicação. Dessa forma, é possível evitar a transmissão e o aumento no número de casos e de óbitos por causa da Tuberculose.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso Blog e siga a PharmaScience nas redes sociais para mais conteúdos como esse!